Gestão de recursos, sustentabilidade


13/05/2022

EMPRESA

BE GREEN


Desde há vários anos tem sido crescente a consciencialização ambiental no grupo, assente num princípio de melhoria contínua do desempenho ambiental, não apenas devido ao impacto que as ações de hoje têm nos recursos disponíveis para as futuras gerações, mas também devido ao impacto imediato nos custos de produção e na competitividade. A empresa adota uma abordagem de proteção do ambiente e prevenção da poluição, tanto ao nível dos processos de produção como dos produtos, tentando reduzir o consumo de recursos. Algumas destas ações são:

  • Desenvolvimento de novos produtos com espessura inferior, que permite a redução de consumo de matérias-primas e, consequentemente, emissões inerentes ao processo pelo seu consumo e processamento.
  • Crescente procura e substituição de matérias-primas por similares com reduzido teor de carbono.
  • Realização de auditorias energéticas periódicas, que possibilitam o estudo detalhado e exaustivo dos processos produtivos permitindo assim determinar sectores onde possam ser feitas melhorias.
  • Redução do consumo de água limpa mediante a recirculação de água residual tratada, que consequentemente reduz as descargas no domínio hídrico.
  • Linhas de retificação a seco, que não só dispensam a utilização de água no processo de transformação, como permitem a reincorporação do pó proveniente da retificação.
  • A desclassificação do caco cru, pó atomizado e caco cozido, permite-nos o seu encaminhamento como subproduto.
Relativamente aos resíduos gerados, podemos afirmar que 99.9% dos resíduos são encaminhados para operações de valorização.


Linha de retificação a seco