A Pavigrés adota uma abordagem de proteção do ambiente e prevenção da poluição, tanto ao nível dos processos de fabrico como no produto final, adotando medidas no sentido de reduzir o consumo dos recursos naturais através da sua reutilização e recirculação. Matérias-primas como a energia, a água e o ar são bens de toda a Humanidade e, portanto, componentes vitais que devem ser preservados, pelo que todos os processos de fabrico que envolvam a sua utilização serão sempre a nossa prioridade no cuidado com a sua utilização e gestão.
Sustentabilidade é a capacidade da Natureza e da civilização humana coexistirem de forma contínua.
Criar e produzir pavimento e revestimento cerâmico que reforce o prestígio e confiança da PAVIGRÉS no mercado global, assegurando a sustentabilidade e desenvolvimento do Grupo.
Sustentabilidade é a capacidade da Natureza e da civilização humana coexistirem de forma contínua.
A empresa adota uma abordagem de proteção do ambiente e prevenção da poluição, tanto ao nível dos processos de produção como dos produtos, tentando reduzir o consumo de recursos. Matérias-primas, energia e água são componentes vitais de todos os processos.
Das águas tratadas na ETARI (estação de tratamento de águas residuais industriais), uma parte significativa é reciclada para o processo de fabrico.
A Pavigrés reutiliza uma série de resíduos e subprodutos inerentes ao seu processo de fabrico, como o pó de despoeiramentos e o caco cru. Mais de 99% dos resíduos produzidos são encaminhados para operações de valorização.
A melhoria contínua é uma prioridade nas áreas do uso eficiente de energia, projetos de eficiência energética, avaliação de oportunidades, desenvolvimento e aplicação de políticas energéticas e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Recuperação do ar quente proveniente da zona de arrefecimento dos fornos para outros processos como a secagem e atomização.
Investimento em energia não poluente com a instalação de 2222 painéis fotovoltaicos na Unidade de Produção Cerev. Com uma potência instalada de 1 Mwp para uma capacidade produtiva anual de 1392 Mwh, o resultado directo é um impacto significativo na redução do consumo (13%).
Indiretamente, deixarão de ser emitidas 350 Toneladas de CO2/ano pela redução das necessidades energéticas.
A proteção do meio ambiente, diminuição da produção de resíduos, uso eficiente de recursos naturais e a diminuição de riscos ambientais. As atividades relacionadas com a monitorização e controlo operacional dos seus aspetos e impactos ambientais são geridas de acordo com o sistema de gestão ambiental.
A gestão ambiental da Pavigrés baseia-se na norma ISO 14001:2015 sobre sistemas de proteção do ambiente, num princípio de melhoria contínua do desempenho ambiental.